Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que soluciona a correção dos dentes e dos ossos maxilares com posição inadequada. É a forma mais convencional e menos invasiva de se tratar da forma correta os problemas oclusais ou seja falta de engrenamento dos dentes.

QUAL É O BENEFÍCIO DA ORTODONTIA PARA A SAÚDE BUCAL?

É de extrema importância que, jovens e adultos, investiguem se a mastigação e a mordida apresentam saúde e equilíbrio. Por este motivo é fundamental que em todas as consultas periódicas (profiláticas), seja realizado um bom exame clínico e físico. Muitas pessoas, embora não apresentem doenças bucais causadas por bactérias, como Cárie e Gengivite, podem ser portadoras de doenças no sistema mastigatório, onde estas são causadas em sua maioria por mau posicionamento dos dentes e/ou ossos da face. Desta forma, além de corrigir o alinhamento dos dentes por motivo estético, a Ortodontia é uma importante ferramenta para tratar este tipo de desordem, devolvendo saúde e prevenindo sérias consequências para saúde bucal e geral do indivíduo, como:

• Dentes: desgastes exagerados, fraturas, migração da sua posição e perda irreversível, desalinhamentos que podem geral a dificuldade na higiene bucal.
• Músculos: atrofia, encurtamento e diminuição da atividade dos músculos da cabeça e pescoço, dores de cabeça, dores na nuca e sensação de cansaço ao mastigar.
• Audição: zumbido, coceira, sensação de corrimento e surdez parcial.
• Articulação: disfunção da articulação (DTM), ruídos, estalos, crepitação, deslocamento, perda de dimenção vertical.
• Respiração: ronco e apnéia do sono.
• Sistema nervoso: o distúrbio do sono poderá causar uma desordem metabólica e consequentemente levar a uma depressão do sistema nervoso.
• Estética: rugas faciais, diminuição do lábio aparente e posição do queixo para frente ou para trás.

É sempre bom lembrar que a Odontologia não se resume apenas em tratamento dentário, mas sim no tratamento de todos os componentes que estão relacionados ao sistema mastigatório, sabendo que os sintomas de um desequilíbrio poderão prejudicar todos os órgão do conjunto cabeça e pescoço.

TECNOLOGIA E ORTODONTIA

ALINHADORES INVISÍVEIS (ALINHAMENTO INVISÍVEL)

São alinhadores praticamente invisíveis que substituem os aparelhos fixos convencionais para conseguir o sorriso que você deseja e necessita, com maior conforto.

• Você retira os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental.
• Sem fios ou metais que irritam a sua boca.
• A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas ou mensal a critério do ortodontista.
• Seus dentes se movem gradativamente.
• O controle de todo o processo é feito por um ortodontista credenciado.
• Os resultados aparecem a partir de 6 meses.
• Invisalign não interfere no seu estilo de vida.
• A maioria das pessoas nem vai notar que você está em tratamento.

Mais de 3 milhões de pessoas no mundo já corrigiram os seus dentes com oS ALINHADORES INVISIVEIS, a alternativa transparente ao aparelho dentário.Porém não são idicados para todos os casos que avaliará esta possibilidade sera o Ortodontista

APARELHO AUTOLIGÁVEL

Principais vantagens do aparelho ortodôntico autoligado em relação ao aparelho ortodôntico convencional

Visualmente mais discreto – os aparelhos ortodônticos convencionais necessitam do uso de pequenas borrachinhas em cada bráquete colado nos dentes para prender o arco metálico. Já no aparelho ortodôntico autoligado o arco metálico é passado por canaletas em cada bráquete e preso por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada peça. A ausência dessas borrachinhas deixa o visual do aparelho ortodôntico autoligado muito mais leve.

Tratamento mais rápido – o papel do arco metálico é o mais importante no tratamento ortodôntico, porque é ele que exerce a pressão para movimentação dentária. O uso de borrachinhas no aparelho ortodôntico convencional para prender o arco metálico produz mais atrito entre esses dois materiais. Já se você fizer o mesmo com dois materiais metálicos, perceberá que o deslize é muito mais suave. Isso é o que acontece no aparelho ortodôntico autoligado. O arco metálico desliza com muito mais suavidade dentro dos bráquetes, sem o atrito de borrachas. Essa liberdade de movimento auxilia para que o tratamento seja até 7 meses mais rápido com aparelho autoligado do que com aparelho convencional.

Mais higiênico – um dos inconvenientes no tratamento ortodôntico com aparelhos convencionais, é que o cuidado com a higiene bucal se torna quase obsessivo. E não é exagero. As borrachinhas tendem a reter resíduos de alimentos e acumular placa bacteriana se não forem muito bem higienizadas, causando mau hálito ou até mesmo infecções. Mas esse já não é um grande problema com o aparelho autoligado, porque ele é muito mais fácil de ser higienizado pela ausência de borrachinhas.

Menos visitas ao consultório – um dos principais motivos que levam o paciente ao consultório dentário com tanta frequência para fazer manutenção do aparelho ortodôntico convencional é justamente a troca das borrachinhas. Isso porque elas tendem a perder a propriedade elástica em pouco tempo e se não forem substituídas, pode tonar o tratamento mais demorado. O tratamento com aparelho ortodôntico autoligado não exige tantas visitas ao consultório, porque não possui borrachinhas.

Conforto – para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa conforto e menos episódios de dores durante o tratamento, porque o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais.