Implantodontia

É a especialidade da odontologia que reabilita a ausência total ou parcial dos dentes perdidos, por meio da implantação cirúrgica de estruturas em titânio, muito parecido com um parafuso. Os mesmos são posicionados no osso abaixo da gengiva, dentro do osso remanecente, substituindo a raiz dos dentes perdidos, onde posteriormente serão instaladas as peças protéticas (dentes de porcelana ou resina) que substituem os dentes naturais. Esse procedimento favorece a reabilitação unitária, parcial ou total dos dentes, devolvendo a função estética, fonética e mastigatória da boca.

COMO FUNCIONA A COLOCAÇÃO DOS IMPLANTES DENTÁRIOS?

O procedimento para a colocação de implantes pode ser considerado relativamente simples ele é realizado no próprio consultório odontológico, sob anestesia local, por meio de uma cirurgia na qual é feito um orifício no osso maxilar ou mandibular do paciente e o implante é instalado manualmente ou com um motor proprio para esse fim. Após essa etapa o implante leva de 21 dias a seis meses para cicatrizar (processo chamado de osseointegração), o tempo de duração desta espera vai depender da localização onde foi implantado o elemento, macro e micro estrutura do implante. Após esse tempo é iniciada a fase de moldagem para a confecção e a instalação da prótese dentária sobre o implante.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE CARGA IMEDIATA?

É o procedimento em que a prótese dentária é instalada na mesma fase da instalação dos implantes. As vantagens são enormes, pois acelera o término de tratamento, reduzindo etapas e quantidades de procedimentos. Para saber se o seu caso pode ser planejado com carga imediata, é fundamental uma consulta com exames radiográficos e um planejamento adequado. A carga imediata é uma forma de tratamento porém não é aplicada atodos os casos portanto só o momento cirurgico pode revelar esta vantagem cirurgica.